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Expediente

Detalhes do registo

Nível de descrição

Secção   Secção

Código de referência

PT/MGMR/ADP/ACGMR/EXP

Tipo de título

Atribuído

Título

Expediente

Datas de produção

1867-03-23  a  1941-06-20 

Dimensão e suporte

119 u.i.; papel

Extensões

98 Livros
34 Folhas
6 Maços

Funções, ocupações e atividades

O secretário; amanuenses e oficiais de diligências foram, ao longo dos tempos, os empregados da administração do concelho. O secretário era escolhido pelo administrador do concelho e nomeado pelo governador civil e os outros eram nomeados pelo dito administrador.Ao secretário da administração do concelho competia: "(...) certificar e autenticar todos os documentos e atos oficiais da administração; preparar o expediente e as informações necessárias para as resoluções do administrador; lavrar todos os autos e termos oficiais da administração do concelho; conservar, sob sua guarda e responsabilidade, na casa da administração do concelho, o arquivo da mesma administração (...) (art.º. nº 248 código administrativo de 1886)." (...) dirigir, sob as ordens e instruções do administrador o expediente e trabalhos de secretaria; autenticar todos os documentos, e assinar todas as certidões expedidas pela secretaria; conservar, sob sua guarda e responsabilidade, na casa da administração do concelho, o arquivo da mesma administração (...); preparar o expediente e as informações necessárias para as resoluções do administrador; exercer quaisquer comissões que lhe sejam impostas por lei, regulamentos ou ordens superiores(...)" (art.º nº 302 código administrativo de 1894).