Santos Simões (família de)

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Santos Simões (família de)

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AMAP/FAM/JSS

Tipo de título

Atribuído

Título

Santos Simões (família de)

Datas de produção

1890  a  2006-11-10 

Datas de acumulação

1898-2006

Extensões

5636 Capilhas
341 Livros
6 Cadernos
6 Outros
2 Folhas
115 Revistas
17 Fotografias
1 Capa

Entidade detentora

Arquivo Municipal Alfredo Pimenta

Estrutura interna/genealogia

Conjunto informacional das duas gerações da família de Santos Simões está representadas por duas secções. Primeira geração inicia com o casamento de Joaquim Santos Simões, casado com Maria Acuçena Neves, a segunda geração corresponde aos seus descendentes, nesta posição só está representada a filha do casal, Isabel Santos Simões, fiel depositária do acervo de seu pai. As subsecções, dentro de cada geração, correspondem aos vários membros da família e as subsecções de cada membro referem-se às suas atividades profissionais e pessoais.

História custodial e arquivística

Este conjunto informacional foi organizado e entregue, sucessivamente, por Joaquim Santos Simões, ao Município de Guimarães, através do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta. Após a sua morte, a sua filha, Isabel Santos Simões, manteve a entrega sistemática de documentação produzida, recebida e acumulada pelo seu pai. Aquando dos trabalhos de descrição arquivística, detetamos que não estávamos perante um sistema de informação pessoal, mas familiar, constituído por documentação, produzida, recebida e acumulada, não só pelo casal, mas pelos seus dos membros individualmente e acumulados pela sua filha, após a morte dos pais.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação em 3 de outubro de 1998 e setembro de 2023, entre Joaquim Santos Simões, Isabel Santos Simões e o Município de Guimarães. Acervo com cerca de 9 mil documentos.

Âmbito e conteúdo

O conjunto informacional produzido e recebido pela família "Santos Simões" inclui documentação relativa às atividades privada e profissional distribuídas ao longo das fases etárias dos produtores, representadas em 2 secções (equivalentes a 2 gerações). Fazem parte deste acervo tipologias informacionais como correspondência, textos, artigos jornais, convites, recibos, etc., produzidos, recebidos e acumulados, maioritariamente, por Joaquim Santos Simões.

Sistema de organização

Orgânico-funcional da família pelas gerações e dos membros pelas fases da vida, em articulação com as atividades individuais e/ou profissionais de cada um.

Condições de acesso

Disponível à consulta de acordo com o regime de comunicabilidade de acordo com a legislação em vigor.

Condições de reprodução

A reprodução dos documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o seu tipo, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina e carece sempre de autorização prévia, de acordo com o regulamento em vigor.

Instrumentos de pesquisa

ARQUIVO MUNICIPAL ALFREDO PIMENTA [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha].GUIMARÃES: AMAP, 2015. Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta. Em atualização permanente.