Manuel Alves de Oliveira
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/MGMR/PSS/MAO
Tipo de título
Atribuído
Título
Manuel Alves de Oliveira
Datas de produção
1921
a
1990-03-13
Dimensão e suporte
8 cx. (2696 doc.).
Entidade detentora
Município de Guimarães
História administrativa/biográfica/familiar
Manuel Alves de Oliveira nasceu em Guimarães a 28 de maio de 1902 e faleceu na mesma cidade em 23 de março de 1990. Militante do movimento integralista desde a juventude, nunca abandona o ideário de monárquico convicto. Jornalista desde 1919, funda em 1925 a revista “Gil Vicente”, juntamente com o D. José Ferrão, e define-a como uma revista de portugalidade, que divulgará os ideais nacionalistas. Entra para a Direção da Sociedade Martins Sarmento, onde será secretário-geral durante 29 anos, como colaborador do presidente, Coronel Mário Cardoso. Foi também mesário da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, militante n.º 1 do Movimento Escutistas em Guimarães e membro de várias associações vimaranenses. Em 1965 é nomeado vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães. Desde 1960 é diretor, não nomeado, do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta e dirige paralelamente o Boletim de Trabalhos Históricos, órgão dessa instituição pública, e onde publicará vários trabalhos de história local. Paralelamente continua a colaborar na imprensa e em publicações periódicas, sendo responsável pela página literária do Notícias de Guimarães. Recebeu a medalha de ouro da cidade de Guimarães, atribuída pela Câmara Municipal de Guimarães.
História custodial e arquivística
O acervo documental de Manuel Alves de Oliveira ingressou no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta por doação das suas filhas, Maria Manuela Alves de Oliveira e Maria Cecília Alves de Oliveira.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Aquisição efetuada pelo contrato de doação celebrado em 07 de maio de 1993.
Âmbito e conteúdo
Constituído por artigos de jornais, convites e, maioritariamente, por correspondência.
Sistema de organização
Organização em séries documentais correspondendo à tipologia do atos.
Condições de acesso
O arquivo particular de Manuel Alves de Oliveira está disponível à consulta de acordo com o regime de comunicabilidade exarado no disposto no artigo nº 17, nº 2, do Decreto-Lei nº 16, de 23 de Janeiro de 1993.
Instrumentos de pesquisa
ARQUIVO MUNICIPAL ALFREDO PIMENTA [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha].GUIMARÃES:AMAP, 2015. Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta. Em atualização permanente.Existe um catálogo publicado em: ARQUIVO MUNICIPAL ALFREDO PIMENTA - Manuel Alves de Oliveira (doação). "Boletim de Trabalhos Históricos". Guimarães : AMAP. ISSN 0871-7478. II Série, Vol. II (1999), p.6-59.
Notas de publicação
Referência bibliográficaSILVA, André [et.al] - Biografias vimaranenses. Coord. António Amaro das Neves. - Guimarães: Fundação Cidade de Guimarães: A Oficina, 2013. 456