Manuel Alves de Oliveira

Ações disponíveis

Acções disponíveis ao leitor

Partilhar

 

Manuel Alves de Oliveira

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/MGMR/PSS/MAO

Tipo de título

Atribuído

Datas de produção

1900-02-09  a  1990-03-13 

Dimensão e suporte

1 cx. (290 doc.).

Entidade detentora

Municipio de Guimarães

História custodial e arquivística

Manuel Alves de Oliveira nasceu em Guimarães a 28 de Maio de 1902 e faleceu na mesma cidade em 23 de Março de 1990. Militante do movimento integralista desde a juventude, nunca abandona o ideário de monárquico convicto. Jornalista desde 1919, funda em 1925 a revista “Gil Vicente”, juntamente com o D. José Ferrão, e define-a como uma revista de portugalidade, que divulgará os ideais nacionalistas. Entra para a Direcção da Sociedade Martins Sarmento, onde será secretário - geral durante 29 anos, como colaborador do presidente, Coronel Mário Cardoso. Foi também mesário da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, militante nº1 do Movimento Escutistas em Guimarães e membro de várias associações vimaranenses.Em 1965 é nomeado vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães. Desde 1960 é director, não nomeado, do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta e dirige paralelamente o Boletim de Trabalhos Históricos, órgão dessa instituição pública, e onde publicará vários trabalhos de história local. Paralelamente continua a colaborar na imprensa e em publicações periódicas, sendo responsável pela página literária do Notícias de Guimarães. Recebeu a medalha de ouro da cidade de Guimarães, atribuída pela Câmara Municipal de Guimarães.

Tradição documental

Tipo técnica de registo

Sistema de organização

Organização em séries documentais correspondendo à tipologia dos actos.

Condições de acesso

Comunicavél.

Condições de reprodução

A reprodução deverá ser solicitada por escrito, através de requerimento dirigido ao responsável da instituição .

Idioma e escrita

Escrita

Instrumentos de pesquisa

ARQUIVO MUNICIPAL ALFREDO PIMENTA [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha].GUIMARÃES:AMAP, 2015. Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta. Em atualização permanente.

Existe um catálogo publicado em: ARQUIVO MUNICIPAL ALFREDO PIMENTA - Manuel Alves de Oliveira (doação). "Boletim de Trabalhos Históricos". Guimarães : AMAP. ISSN 0871-7478. II Série, Vol. II (1999), p.6-59.

Notas

O catálogo publicado no Boletim de Trabalhos Históricos II série Vol. II do ano 1999 foi corrigido em 2011.