Manuel Alves de Oliveira

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Manuel Alves de Oliveira

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/MGMR/PSS/MAO

Tipo de título

Atribuído

Título

Manuel Alves de Oliveira

Datas de produção

1921  a  1990-03-13 

Dimensão e suporte

8 cx. (2696 doc.).

Extensões

2696 Capilhas

Entidade detentora

Município de Guimarães

História administrativa/biográfica/familiar

Manuel Alves de Oliveira nasceu em Guimarães a 28 de maio de 1902 e faleceu na mesma cidade em 23 de março de 1990. Militante do movimento integralista desde a juventude, nunca abandona o ideário de monárquico convicto. Jornalista desde 1919, funda em 1925 a revista “Gil Vicente”, juntamente com o D. José Ferrão, e define-a como uma revista de portugalidade, que divulgará os ideais nacionalistas. Entra para a Direção da Sociedade Martins Sarmento, onde será secretário-geral durante 29 anos, como colaborador do presidente, Coronel Mário Cardoso. Foi também mesário da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, militante n.º 1 do Movimento Escutistas em Guimarães e membro de várias associações vimaranenses. Em 1965 é nomeado vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães. Desde 1960 é diretor, não nomeado, do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta e dirige paralelamente o Boletim de Trabalhos Históricos, órgão dessa instituição pública, e onde publicará vários trabalhos de história local. Paralelamente continua a colaborar na imprensa e em publicações periódicas, sendo responsável pela página literária do Notícias de Guimarães. Recebeu a medalha de ouro da cidade de Guimarães, atribuída pela Câmara Municipal de Guimarães.

História custodial e arquivística

O acervo documental de Manuel Alves de Oliveira ingressou no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta por doação das suas filhas, Maria Manuela Alves de Oliveira e Maria Cecília Alves de Oliveira.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Aquisição efetuada pelo contrato de doação celebrado em 07 de maio de 1993.

Âmbito e conteúdo

Constituído por artigos de jornais, convites e, maioritariamente, por correspondência.

Tradição documental

Sistema de organização

Organização em séries documentais correspondendo à tipologia do atos.

Condições de acesso

O arquivo particular de Manuel Alves de Oliveira está disponível à consulta de acordo com o regime de comunicabilidade exarado no disposto no artigo nº 17, nº 2, do Decreto-Lei nº 16, de 23 de Janeiro de 1993.

Idioma e escrita

Escrita

Instrumentos de pesquisa

ARQUIVO MUNICIPAL ALFREDO PIMENTA [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha].GUIMARÃES:AMAP, 2015. Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta. Em atualização permanente.Existe um catálogo publicado em: ARQUIVO MUNICIPAL ALFREDO PIMENTA - Manuel Alves de Oliveira (doação). "Boletim de Trabalhos Históricos". Guimarães : AMAP. ISSN 0871-7478. II Série, Vol. II (1999), p.6-59.

Notas de publicação

Referência bibliográficaSILVA, André [et.al] - Biografias vimaranenses. Coord. António Amaro das Neves. - Guimarães: Fundação Cidade de Guimarães: A Oficina, 2013. 456