Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AMAP/ECL/INSOGMR34

Tipo de título

Atribuído

Título

Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira

Datas de produção

1735  a  1886-06-30 

Dimensão e suporte

2 liv. , 4 cad., 3 doc.; papel

Extensões

3 Cadernos
2 Livros
3 Folhas

Entidade detentora

Arquivo Municipal Alfredo Pimenta

História administrativa/biográfica/familiar

Associação de fiéis que se reunião na igreja paroquial de Nossa Senhora da Oliveira em 1646, exortando a Senhora da Oliveira.A devoção a Nossa Senhora da Oliveira remonta ao período que antecedeu à formação da nacionalidade portuguesa. Reza a lenda que, no lugar hoje conhecido por Colina Sagrada, terá aparecido a Virgem, dando origem ao culto que se espalhou por todo o Noroeste peninsular.O compromisso ou estatuto desta Irmandade datam de 19 de Fevereiro de 1863 e 16 de Julho de 1912.

Localidade

Guimarães

História custodial e arquivística

Existe um artigo no "Boletim de Trabalhos Históricos", volume XXIII, n.os 1-4 de 1963 que refere a incorporação da documentação da Irmandades e Confrarias do Concelho de Guimarães, nesse mesmo ano no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Não se prevê nenhuma aquisição ou transferência

Âmbito e conteúdo

O Arquivo da Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira é composto por documentação de contas da receita e despesa, sobre as esmolas e ordens de pagamento, contém, ainda, um livro de Estatutos.

Tradição documental

Tipo técnica de registo

Sistema de organização

Organizado por tipologia formal dos actos

Condições de acesso

Comunicável

Condições de reprodução

A reprodução deverá ser solicitada por escrito, através de requerimento dirigido ao responsável da instituição. O seu deferimento encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução.

Idioma e escrita

Escrita

Instrumentos de pesquisa

ARQUIVO MUNICIPAL ALFREDO PIMENTA [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha].GUIMARÃES:AMAP, 2015. Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta. Em atualização permanente.

Existência e localização de originais

Depósito 10 Estante 23