Irmandade do Senhor das Chagas - Infias

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Irmandade do Senhor das Chagas - Infias

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AMAP/ECL/ISC

Tipo de título

Formal

Título

Irmandade do Senhor das Chagas - Infias

Datas de produção

1715-01-11  a  1969-12-31 

Dimensão e suporte

28 liv., 2 cad., 1 mç., 2 f. ; papel

Extensões

28 Livros
1 Maço
2 Folhas
2 Cadernos

Entidade detentora

Arquivo Municipal Alfredo Pimenta

História administrativa/biográfica/familiar

A Irmandade do Senhor das Chagas, ereta na igreja da freguesia de Santa Maria de Infias, antigamente situada no concelho de Guimarães, atualmente do concelho de Vizela, foi instituída em 20 de Janeiro de 1698, sob invocação das Cinco Chagas do Redentor Jesus Cristo, tem seu altar privativo na respetiva igreja, onde se venera a devotíssima imagem de Jesus Crucificado, vulgarmente intitulada "Senhor das Chagas de "Infias". Esta irmandade é uma associação de indivíduos de ambos os sexos que professem a Religião Católica Apostólica Romana, exercendo os mesmos fins de piedade e de beneficência.

Localidade

Infias Santa Maria, Vizela

Estatuto legal

Organismo Privado

História custodial e arquivística

O arquivo da Irmandade do Senhor das Chagas, ereta na igreja da freguesia de Santa Maria de Infias ingressou no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta por contrato de depósito.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Aquisição por contrato de depósito celebrado entre o Município de Guimarães e o Juiz da Irmandade do Senhor das Cinco Chagas, em 2020.Por se tratar de um arquivo desativado não se prevê a entrada de novas unidades de instalação.

Âmbito e conteúdo

O Arquivo da Irmandade de Nosso Senhor das Chagas, da freguesia de Infias é composto por documentação de contas da receita e despesa, atas, termos de entrada de irmãos, certidões de missas e livros de estatutos.

Tradição documental

Tipo técnica de registo

Sistema de organização

Organização em séries documentais correspondendo à tipologia formal dos atos

Condições de acesso

A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro).

Condições de reprodução

A reprodução deverá ser solicitada por escrito, através de requerimento dirigido ao responsável da instituição. O seu deferimento encontra-se sujeito a restrições, atendendo ao estado de conservação e o fim a que se destina.

Idioma e escrita

Escrita

Instrumentos de pesquisa

ARQUIVO MUNICIPAL ALFREDO PIMENTA [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha].GUIMARÃES: AMAP, 2015. Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta. Em atualização permanente.