MARTINS DA COSTA, Casa da Francelha

Available actions

Reader available actions

 

MARTINS DA COSTA, Casa da Francelha

Description details

Description level

Subfond   Subfond

Reference code

PT/AMAP/FAM/CMCC-30

Title type

Atribuído

Production dates

1804-02-06  to  1821-03-26 

Dimension and support

4 u.i

Extents

4 Capilhas

Producer

[Cardoso de Menezes-Casa do Carmo,1587-1988]

Biography or history

A Quinta da Francelha de Cima situada na freguesia de Sacavém, no concelho de Loures, constituída por uma graciosa casa de campo apalaçada - a Casa da Francelha - composta de duas alas que foram edificadas em épocas diferentes, formando um conjunto com uma planta em «L» e respectivas coberturas diferenciadas, assim como uma riquíssima decoração mural interior que é distinta nas duas partes deste conjunto edificado em momentos diferentes: o último quartel do século XVIII e o primeiro do século XIX. O seu primeiro proprietário conhecido que terá edificado esta belíssima casa de campo, foi Bento José Monteiro (1759-1821) um próspero comerciante de grosso trato da praça de Lisboa que nela faleceu juntamente com sua mulher, em Agosto de 1822, cujos herdeiros ainda estavam na sua posse em finais de 1823. Nos inícios de 1824, a Francelha viria a ser adquirida por Félix Martins da Costa (1774?-1827), outro abastado mercador da capital, falecido sem filhos, pelo que a posse desta casa passou para um familiar da sua viúva, o agrónomo João Campelo Trigueiros Martel (1850-1895), em cuja descendência permanece até hoje. In: https://heraldicagenealogia.blogspot.com/2014/10/

Arrangement

Organizado de acordo com os contextos orgânico-funcional e temporais em que foi sendo produzida/recebida ou acumulada a informação existente.

Other finding aid

ARQUIVO MUNICIPAL ALFREDO PIMENTA [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. GUIMARÃES:AMAP, 2015. Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta. Em atualização permanente.