CARDOSO DE MACEDO MARTINS DE MENEZES, Casa da Veiga

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

CARDOSO DE MACEDO MARTINS DE MENEZES, Casa da Veiga

Detalhes do registo

Nível de descrição

Subfundo   Subfundo

Código de referência

PT/AMAP/FAM/CMCC-80

Tipo de título

Atribuído

Título

CARDOSO DE MACEDO MARTINS DE MENEZES, Casa da Veiga

Datas de produção

1964-02-21  a  1988-01-27 

Dimensão e suporte

4 u.i.

Extensões

1 Capa
3 Capilhas

História administrativa/biográfica/familiar

Casa da Veiga, sobradada, de pedra antiga, situada na freguesia de São Pedro de Azurém, em Guimarães, foi doada pelo conde de Margaride a seu filho segundo, e depois seu representante, João Cardoso Martins de Menezes. Recém-casado, para aqui foi viver com sua mulher, Helena Madalena Soutomaior Felgueiras, com quem teve dez filhos e quarenta e um netos. Acrescentaram um andar à casa e aqui viveram até morrer, João em 1941 e Helena em 1963.A Quinta da Veiga, propriedade da família Martins da Costa, foi para aqui que veio viver Luísa Ludovina de Araújo Martins da Costa após casar com Henrique Cardoso de Macedo, em 1835. Foi na Veiga que nasceram e cresceram os seus filhos. Doada por sua mãe e irmãos recebe a Veiga «com todas as suas casas, pomares, campos e mais terras de cultura e mattos, devezas, agoas servidões e todas as pertenças». Com seu marido aceita-a Luísa Ludovina «de boa vontade e tomam a seu cargo a administração dela vivendo lá como já vivem vigiam os caseiros colonos», fazem «reparos e melhoramentos», e dão a sua mãe e sogra, em substituto do usufruto, que tinha oito carros de pão, dois de lenha e 43$200 em cada ano pelo vinho e frutos. Erguem uma capela. A vida de Luísa Ludovina extinguiu-se no Carmo em 1867. As Quinta da Veiga, juntamente com o Casal da Eira e o Prazo do Chamiço e os do Cabo, Portela, Bassaim, Bouça e Venda, em São Martinho de Leitões, os de Fundevilla, Melião, Reguengo, em São Paio de Figueiredo, e vinte contos em títulos rendíveis do Banco Comercial do Porto, foram herdadas por seu único filho Luís Cardoso Martins da Costa, 1º conde de Margaride. Sucedeu-lhe como Senhor da Casa da Veiga seu filho João Cardoso Martins de Menezes.In:Moraes, Maria Adelaide P. de - "Velhas Casas de Guimarães".Vol 1. CEGHHF, Porto, 2001.

Sistema de organização

O sub-sistema foi organizado de acordo com os contextos orgânico-funcional e temporais em que foi sendo produzida/recebida ou acumulada a informação existente.

Instrumentos de pesquisa

ARQUIVO MUNICIPAL ALFREDO PIMENTA [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. GUIMARÃES:AMAP, 2015. Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta. Em atualização permanente.