CARDOSO DE MACEDO MARTINS DE MENEZES, Casa de Caneiros
Nível de descrição
Subfundo
Código de referência
PT/AMAP/FAM/CMCC-70
Tipo de título
Atribuído
Título
CARDOSO DE MACEDO MARTINS DE MENEZES, Casa de Caneiros
Datas de produção
1918-04-03
a
1947
Dimensão e suporte
17 u.i.
História administrativa/biográfica/familiar
Casa dos Caneiros, situada na freguesia de Fermentões, em Guimarães, foi comprada por Alberto Cardoso Martins Menezes e sua mulher, Arminda Adelaide Baptista Sampaio, em 24 Maio de 1917 (Livro nº 174 do notário Joaquim Oliveira Bastos). Casa quinhentista, pertencente a Diogo Afonso de Caneiros, reconstruida, em 1770, por António Joaquim de Paços de Probém e Barbosa. Apresenta uma fachada rasgada por janelas de verga curva, com pedra de armas, dos Cardosos e Macedos, sobre o lintel da porta. A Casa de Caneiros conserva-se até hoje na descendência da família dos condes de Margaride.
Âmbito e conteúdo
Constituído por documentos de alguns membros da família Baptista Sampaio, nomeadamente após o casamento de Alberto Cardozo de Menezes, filho do 1º conde de Margaride, com Arminda Adelaide Baptista Sampaio.
Sistema de organização
Organizado de acordo com os contextos orgânico-funcional e temporais em que foi sendo produzida/recebida ou acumulada a informação existente. Cada secção corresponde a cada geração da família, identificadas pelos apelidos em uso.
Instrumentos de pesquisa
ARQUIVO MUNICIPAL ALFREDO PIMENTA [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. GUIMARÃES:AMAP, 2015. Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta. Em atualização permanente.