CARDOSO DE MACEDO MARTINS DE MENEZES, Casa de Caneiros

Available actions

Reader available actions

 

CARDOSO DE MACEDO MARTINS DE MENEZES, Casa de Caneiros

Description details

Description level

Subfond   Subfond

Reference code

PT/AMAP/FAM/CMCC-70

Title type

Atribuído

Production dates

1918-04-03  to  1947 

Dimension and support

17 u.i.

Extents

17 Capilhas

Producer

[Cardoso de Menezes-Casa do Carmo,1587-1988]

Biography or history

Casa dos Caneiros, situada na freguesia de Fermentões, em Guimarães, foi comprada por Alberto Cardoso Martins Menezes e sua mulher, Arminda Adelaide Baptista Sampaio, em 24 Maio de 1917 (Livro nº 174 do notário Joaquim Oliveira Bastos). Casa quinhentista, pertencente a Diogo Afonso de Caneiros, reconstruida, em 1770, por António Joaquim de Paços de Probém e Barbosa. Apresenta uma fachada rasgada por janelas de verga curva, com pedra de armas, dos Cardosos e Macedos, sobre o lintel da porta. A Casa de Caneiros conserva-se até hoje na descendência da família dos condes de Margaride.

Scope and content

Constituído por documentos de alguns membros da família Baptista Sampaio, nomeadamente após o casamento de Alberto Cardozo de Menezes, filho do 1º conde de Margaride, com Arminda Adelaide Baptista Sampaio.

Arrangement

Organizado de acordo com os contextos orgânico-funcional e temporais em que foi sendo produzida/recebida ou acumulada a informação existente. Cada secção corresponde a cada geração da família, identificadas pelos apelidos em uso.

Other finding aid

ARQUIVO MUNICIPAL ALFREDO PIMENTA [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. GUIMARÃES:AMAP, 2015. Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta. Em atualização permanente.