CARDOSO DE MACEDO MARTINS DE MENEZES, Casa de Caneiros

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

CARDOSO DE MACEDO MARTINS DE MENEZES, Casa de Caneiros

Detalhes do registo

Nível de descrição

Subfundo   Subfundo

Código de referência

PT/AMAP/FAM/CMCC-70

Tipo de título

Atribuído

Título

CARDOSO DE MACEDO MARTINS DE MENEZES, Casa de Caneiros

Datas de produção

1918-04-03  a  1947 

Dimensão e suporte

17 u.i.

Extensões

17 Capilhas

História administrativa/biográfica/familiar

Casa dos Caneiros, situada na freguesia de Fermentões, em Guimarães, foi comprada por Alberto Cardoso Martins Menezes e sua mulher, Arminda Adelaide Baptista Sampaio, em 24 Maio de 1917 (Livro nº 174 do notário Joaquim Oliveira Bastos). Casa quinhentista, pertencente a Diogo Afonso de Caneiros, reconstruida, em 1770, por António Joaquim de Paços de Probém e Barbosa. Apresenta uma fachada rasgada por janelas de verga curva, com pedra de armas, dos Cardosos e Macedos, sobre o lintel da porta. A Casa de Caneiros conserva-se até hoje na descendência da família dos condes de Margaride.

Âmbito e conteúdo

Constituído por documentos de alguns membros da família Baptista Sampaio, nomeadamente após o casamento de Alberto Cardozo de Menezes, filho do 1º conde de Margaride, com Arminda Adelaide Baptista Sampaio.

Sistema de organização

Organizado de acordo com os contextos orgânico-funcional e temporais em que foi sendo produzida/recebida ou acumulada a informação existente. Cada secção corresponde a cada geração da família, identificadas pelos apelidos em uso.

Instrumentos de pesquisa

ARQUIVO MUNICIPAL ALFREDO PIMENTA [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. GUIMARÃES:AMAP, 2015. Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta. Em atualização permanente.