Montepio Comercial Vimaranense
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/AMAP/ASS/MPCV
Tipo de título
Formal
Título
Montepio Comercial Vimaranense
Título paralelo
Monte Pio Comercial Vimaranense
Datas de produção
1871
a
1872
Dimensão e suporte
2 liv.; papel
Entidade detentora
Arquivo Municipal Alfredo Pimenta
História administrativa/biográfica/familiar
O associativismo mutualista português teve, no decorrer do século XIX, duas fases distintas, a primeira durou até 1850 e resultou da fundação dos Montepios (associações com a finalidade de garantir a subsistência aos herdeiros diretos dos sócios), a partir de 1870, temos uma segunda fase caracterizada pela crescente fundação de Associações de Socorros Mútuos, nome que se tornou vinculativo com a publicação do decreto de 28 de Fevereiro de 1891. O Montepio Comercial Vimaranense principiou os trabalhos para a sua instalação a 14 de fevereiro de 1871, e tiveram aprovação os seus estatutos a 3 de abril de 1872.
Localidade
Guimarães
Âmbito e conteúdo
Constituído por dois livros de estatutos.
Sistema de organização
Organizado por tipologia formal dos actos.
Condições de acesso
comunicável
Condições de reprodução
A reprodução deverá ser solicitada por escrito, através de requerimento dirigido ao responsável da instituição. O seu deferimento encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução.
Instrumentos de pesquisa
ARQUIVO MUNICIPAL ALFREDO PIMENTA [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha].GUIMARÃES:AMAP, 2015. Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta. Em atualização permanente.