Plano de classificação

António Faria Martins

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

António Faria Martins

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AMAP/PSS/AFM

Tipo de título

Atribuído

Título

António Faria Martins

Datas de produção

1874-02-22  a  1982-03-25 

Dimensão e suporte

116 u.i

Extensões

18 Livros
13 Folhas
56 Fotografias
28 Capilhas

Entidade detentora

Arquivo Municipal Alfredo Pimenta

História administrativa/biográfica/familiar

António Faria Martins nasceu em Guimarães no ano de 1896 casou, com Maria Pereira Martins e faleceu em 1980, com 86 anos de idade. Foi guarda-livros correspondente do Banco Pinto Magalhães, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, fundador da Associação de Antigos Alunos do liceu de Guimarães, fundador do Rotary Club de Guimarães. Em 1941, assumiu a presidência da Direção do Vitória Sport Clube e, pela primeira vez, levou o Vitoria SC à I Divisão. Mantém-se na liderança até 1947, assumindo depois a vice-presidência da AF Braga e passando também pela Federação Portuguesa de Futebol.Em 1958, em resposta a uma crise diretiva, assume novamente a presidência do Clube. Em 1979 foi eleito Presidente Honorário, distinção que manteve até à sua morte em 1981. Pertenceu, ainda, aos Bombeiros Voluntários de Guimarães.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Aquisição por doação de Iria Correia Martins, neta de António Faria Martins, em 18 de Maio de 2017 e em 5 de Fevereiro de 2018.

Tradição documental

Sistema de organização

Organização correspondendo à tipologia formal dos actos

Instrumentos de pesquisa

ARQUIVO MUNICIPAL ALFREDO PIMENTA [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha].GUIMARÃES:AMAP, 2015. Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta. Em atualização permanente.