Convento de Santa Clara

Available actions

Reader available actions

 

Convento de Santa Clara

Description details

Record not reviewed.

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/AMAP/ECL/CSC

Title type

Atribuído

Date range

1484  to  1889 

Dimension and support

327 doc.

Extents

1 Caderno

Holding entity

Arquivo Municipal Alfredo Pimenta

Producer

Convento de Santa Clara

Biography or history

A primeira pedra do Convento de Santa Clara foi lançada, por orientação do cónego mestre-escola Baltazar de Andrade, com notável solenidade a 29 de setembro de 1559. A entrada das religiosas para o convento fez-se no dia de Santa Clara, em 1562. inicialmente esta comunidade vivia com certas dificuldades as quais foram desaparecendo pelo correr do tempo, chegando mesmo a ser o mais rico Convento de Guimarães.Após 1874, com a extinção das Ordens Religiosas, entrou em progressivo abandono, dispersando-se muitos dos seus bens. Em 1891 instalou-se neste edifício conventual o seminário de Nossa Senhora da Oliveira, posteriormente transformado em liceu. Desde 1975 funciona a Câmara Municipal de Guimarães.

Geographic name

Guimarães (Município, Braga, Portugal)

Legal status

Organismo privado

Accruals

Não se prevê a entrada de novas unidades de instalação.

Arrangement

Organizado pelas unidades documentais originais e em séries documentais de acordo com as tipologias documentais

Access restrictions

A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro).

Conditions governing use

A reprodução deverá ser solicitada por escrito, através de requerimento dirigido ao responsável da instituição. O seu deferimento encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução.

Language of the material

Writting

Other finding aid

ARQUIVO MUNICIPAL ALFREDO PIMENTA [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha].GUIMARÃES:AMAP, 2015. Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta. Em atualização permanente.