Plano de classificação

Joaquim Fernandes.1914-1988, fotografo

Ações disponíveis

Acções disponíveis ao leitor

Partilhar

 

Joaquim Fernandes.1914-1988, fotografo

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AMAP/PSS/JF

Tipo de título

Atribuído

Datas de produção

1747  a  1959 

Dimensão e suporte

175 doc. fotográficos, 30x40cm, 39x50, 40x50cm,entre outros.Polaridade: positivos. Cor: p/b.

Entidade detentora

Arquivo Municipal Alfredo Pimenta

Produtor

Joaquim Fernandes

História administrativa/biográfica/familiar

Joaquim Fernandes, fotógrafo profissional, nasceu a 28 de dezembro de 1914, na freguesia da Oliveira. Desde 1927, pertenceu a vários agrupamentos de teatro e a partir de 1974 fez parte da comissão de dinamização da Biblioteca Gulbenkian, onde promoveu várias atividades culturais. Colaborou, em 1981, na realização do filme sobre o rio de couros e foi organizador das monografias “Guimarães: Passado e Presente” e “Bombeiros Voluntários de Guimarães”.Faleceu em Agosto de 1988. Este arquivo de positivos fotográficos foi doado, em 1988, por Joaquim Fernandes, fotógrafo vimaranense e funcionário da Biblioteca Pública da Fundação Gulbenkian, ao Arquivo Municipal Alfredo Pimenta. Estas fotografias estão sobre caixilhos pois, constaram numa exposição alusiva ao lançamento do livro "Guimarães Passado e Presente".

Localidade

Freguesia da Oliveira, concelho de Guimarães (nascimento)

Indexação onomástica

Condições de reprodução

1. Todos os documentos estão protegidos por direitos de autor.

2. Sem prejuízo das exceções permitidas por lei, a reprodução, alteração, distribuição, comercialização ou difusão da totalidade, ou de parte, dos documentos é expressamente proibida, salvo o consentimento prévio por escrito do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta.

3. Quando obtida tal autorização, e no uso das faculdades por ela concedidas, o Utilizador reconhece a eventualidade de existência de direitos de imagem por parte de pessoas retratadas ou referenciadas nos documentos, bem como direitos de autor, ou outros, eventualmente existentes sobre obras nelas reproduzidas, sendo o exclusivo responsável por qualquer litígio que venha a surgir em consequência da utilização que fizer desses documentos.

4. Arquivo Municipal Alfredo Pimenta não se responsabiliza por quaisquer danos resultantes da utilização não autorizada dos conteúdos da presente coleção.

Instrumentos de pesquisa

ARQUIVO MUNICIPAL ALFREDO PIMENTA [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha].GUIMARÃES:AMAP, 2015. Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta. Em atualização permanente.