Juiz Eleito da Freguesia de São João de Ponte
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/AMAP/JUD/JEGMR38
Tipo de título
Formal
Título
Juiz Eleito da Freguesia de São João de Ponte
Datas de produção
1866-06-27
a
1866-06-28
Dimensão e suporte
1 proc.; papel
Entidade detentora
Arquivo Municipal Alfredo Pimenta
História administrativa/biográfica/familiar
Aos juízes eleitos, de acordo com a Constituição de 1822 que determinou a nova reforma judiciária, competia-lhes o julgamento das pequenas causas. Estes magistrados eram eleitos pelos cidadãos diretamente, no mesmo tempo, e forma por que se elegem os Vereadores das Câmaras.Pelo decreto de 21 de Maio de 1841, Novíssima Reforma Judiciária, passaram a ser nomeados pelo povo, pelo período de dois anos, exercendo jurisdição na sua freguesia. Competia-lhes julgar sobre os danos causados por pessoas ou gados pertencentes aos moradores da freguesia; sobre coimas e transgressões de posturas da Câmara Municipal; manter a ordem na freguesia evitando rixas ou motins; prender as pessoas em flagrante delito e encaminhá-las para o respetivo juiz; satisfazer a todas as requisições feitas por juízes ou autoridades competentes, ou pelos agentes do Ministério Público. O cargo de juiz eleito viria a ser extinto em 15 de Abril de 1874, por carta de lei que sancionou o Decreto das Cortes Gerais de 26 de Março do mesmo ano.
Estatuto legal
Público
História custodial e arquivística
Documentação proveniente do Tribunal Judicial de Guimarães incorporada em 1941.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Incorporação
Âmbito e conteúdo
Constituído por um processo de embargo de obra nova.
Ingressos adicionais
Não se prevê o ingresso adicional de documentos.
Sistema de organização
Atendendo que só existe um processo, não achamos necessário proceder à sua organização intelectual.
Condições de acesso
Comunicável, salvo os originais em mau estado de conservação.
Condições de reprodução
A reprodução deverá ser solicitada por escrito, através de requerimento dirigido ao responsável da instituição.
Instrumentos de pesquisa
Verbetes. ARQUIVO MUNICIPAL ALFREDO PIMENTA [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. GUIMARÃES: AMAP, 2015. Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta. Em atualização permanente.
Unidades de descrição relacionadas
Relação sucessora: Portugal, Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Tribunal Judicial da Comarca de Guimarães (PTAMAP/JUD/TJCGMR).Relação paralela: Portugal, Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Juiz Eleito da Freguesia de São Sebastião (PTAMAP/JUD/JEGMR63); Portugal, Arquivo Municipal Alfredo Pimenta Juiz Eleito da Freguesia de São Miguel de Creixomil (PTAMAP/JUD/JEGMR13); Portugal, Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Juiz Eleito da Freguesia de São Romão de Mesão Frio(PTAMAP/JUD/JEGMR30), Arquivo Municipal Alfredo Pimenta Juiz Eleito da Freguesia de São Torcato (PTAMAP/JUD/JEGMR65), Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Juiz Eleito da Freguesia de Santa Cristina de Longos (PTAMAP/JUD/JEGMR27); Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Juiz Eleito da Freguesia de Santa Maria de Atães (PTAMAP/JUD/JEGMR03) e Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Juiz Eleito da Freguesia de São salvador de Gandarela (PTAMAP/JUD/JEGMR17); Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Juiz Eleito da Freguesia de Santa Maria de Corvite (PTAMAP/JUD/JEGMR74) e Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Juiz Eleito da Freguesia de São Miguel das Caldas de Vizela (PTAMAP/JUD/JEGMR59).