Mosteiro de São Salvador do Souto
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/AMAP/ECL/MSSS
Tipo de título
Atribuído
Título
Mosteiro de São Salvador do Souto
Datas de produção
1000
a
1674-03-07
Dimensão e suporte
47 pergaminhos
Entidade detentora
Arquivo Municipal Alfredo Pimenta
História administrativa/biográfica/familiar
O Mosteiro de São Salvador do Souto, foi fundado no século XII por D. Paio Guterres, o Mosteiro de Souto albergou uma comunidade de Cónegos regrantes de Santo Agostinho que, como tantos outros, não resistiu à crise monástica do final da Idade Média. Cristo e na posse dela o Comendador Rui Drago de Portugal, sobrinho do prior do Mosteiro Martim Rebelo de Macedo, que obteve do Papa IV autorização para a criação de uma comenda, reduzindo a abadia de regular a secular, transformando o Mosteiro em comenda nova[1] da Ordem de Cristo.Os prazos documentados estendem-se ao longo deste período, com destaque para o prior Domingos Domingues, e o comendador Rui Drago. [1]Por a bula Redemptor noster do sumo pontífice Leão X, datada de 29 de Abril de 1514, é dada autorização a D. Manuel I, representante máximo da Ordem de Cristo, a retirar a quantia anual de 20.000 cruzados das rendas dos Mosteiros para instituir e dotar Comendas Novas da Ordem de Cristo
Localidade
Freguesia de São Salvador do Souto, Guimarães
Estatuto legal
Organismo Privado
História custodial e arquivística
Este arquivo foi incorporado aquando da criação do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta de acordo com o decreto de lei Nº 19.952 de 30 Julho de 1931
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Por se tratar de um arquivo desativado não se prevê a entrada de novas unidades de instalação
Âmbito e conteúdo
Constituído por pergaminhos.
Sistema de organização
Organização em séries documentais correspondendo à tipologia formal dos atos.
Condições de acesso
A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro).
Condições de reprodução
A reprodução deverá ser solicitada por escrito, através de requerimento dirigido ao responsável da instituição. O seu deferimento encontra-se sujeito a restrições, atendendo ao estado de conservação e o fim a que se destina.
Instrumentos de pesquisa
ARQUIVO MUNICIPAL ALFREDO PIMENTA [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha].GUIMARÃES:AMAP, 2015. Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta. Em atualização permanente.