Carta do chefe de gabinete do Presidente do Conselho, José Manuel Costa, para Alfredo Pimenta
Nível de descrição
Documento simples
Código de referência
PT/AMAP/FAM/AALP/01-02-02/001-5747/10-29-19-6-22
Tipo de título
Atribuído
Título
Carta do chefe de gabinete do Presidente do Conselho, José Manuel Costa, para Alfredo Pimenta
Datas de produção
1946-07-23
a
1946-07-23
Dimensão e suporte
2 f. (30 x 21 cm); papel
Âmbito e conteúdo
Informa que Oliveira Salazar não se opõe à publicação do artigo de autoria de Alfredo Pimenta, intitulado "Na Academia Portuguesa de História", no entanto solicita que algumas expressões sejam "adocicadas".
Condições de acesso
Comunicável.
Condições de reprodução
A reprodução deverá ser solicitada por escrito através de requerimento dirigido ao responsável da instituição.
Cota atual
10-29-19-6-22
Notas de publicação
Referência bibliográficaPublicada in: SALAZAR E ALFREDO PIMENTA: Correspondência, 1931-1950 / Prof. Manuel Braga da Cruz .[Lisboa]: Verbo, 2008, p. 261.
Transcrição
Ex.mo Senhor Dr. Alfredo Pimenta Casa da Madre de Deus Guimarães Desempenhei-me já da dolorosa incumbência que V.a Ex.a me fez pela sua carta de 13 do corrente. O Senhor Presidente não faz oposição à publicação, em opúsculo, do artigo de Va Ex.a intitulado «Na Academia Portuguesa da História», mas encarrega-me de solicitar da bondade do Senhor Dr. Alfredo Pimenta o adoçamento de algumas expressões mais contundentes quer para certos académicos quer para a própria instituição académica. V.a Ex.a fará como houver por bem e eu desejo explicar por que razão disse no começo desta carta: dolorosa incumbência. Toda a minha família teve sempre as melhores relações e eu próprio sempre as cultivei, com a pessoa mais visada no artigo de V.a Ex.a. Depois, por afinidade, criaram-se mesmo laços de parentesco. O cumprimento do dever leva por vezes a estas situações... seja tudo pelo amor de Deus. De V.a Ex.a M.to At.o Ven.or O chefe do gabinete, José Manuel da Costa