Cânones de concordâncias evangélicas - Bíblia (fragmento)

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Cânones de concordâncias evangélicas - Bíblia (fragmento)

Detalhes do registo

Nível de descrição

Documento simples   Documento simples

Código de referência

PT/AMAP/ECL/CSMOGMR/001/8-1-2-7

Tipo de título

Atribuído

Título

Cânones de concordâncias evangélicas - Bíblia (fragmento)

Datas de produção

1000  a  1100 

Datas descritivas

Séc. XI-XII

Dimensão e suporte

1 doc. (247 x 326 mm); perg.

História administrativa/biográfica/familiar

As Tábuas de Cânones possuem uma posição de destaque em Bíblias e Evangeliários do Ocidente medieval, até pelo menos o século XIII. Tradicionalmente atribuídas a Eusébio de Cesaréia (séc. IV) esses esquemas gráficos possibilitavam uma melhor visualização das concordâncias entre os quatro Evangelhos, estando as passagens correlatas dispostas em colunas, emolduradas por representações arquitetónicas e iconográficas.

Âmbito e conteúdo

"(...) Fólio de pergaminho contendo “Tábuas de Concordâncias Evangélicas”, identificado pelo Pe. Avelino de Jesus da Costa no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta (em 1949). Apresenta, nas palavras deste autor, “o cânon de Eusébio com os lugares paralelos dos quatro Evangelistas”. (...) O fólio apresenta quatro conjuntos de Tábuas de Concordância (dois em cada face do pergaminho). Uma das faces apresenta, na metade do lado esquerdo, um grande arco abrigando no seu interior quatro arcadas de menores dimensões. Os capiteis são vegetalistas e o arco principal, tal como os fustes, ostentam temas fitomórficos alternando com figuras de animais. Na metade do lado direito o espaço é estruturado por dois grandes arcos que abrigam, cada um, duas arcadas. Os capiteis são vegetalistas e os fustes das colunas possuem motivos entrelaçados. Na outra face do pergaminho as Tábuas apresentam dois conjuntos com apenas três colunas (no lado esquerdo um arco abrigando três arcadas, no lado direito dois arcos com o interior subdivido em três arcadas). Os capiteis apresentam temas fitomórficos e figurativos (animais) e as colunas ostentam decoração organizada em duplo andar. No seu desenho, ingénuo e pouco seguro, estas Tábuas utilizam uma paleta de cores relativamente diversificada (vermelhos, amarelos, verdes e azuis) e remetem para o universo estético do Proto - Românico ou do Românico: as colunas apresentam, nalguns casos, duplo andar (como vemos por exemplo em São Pedro de Roda e, entre nós, em Travanca), noutros casos motivos entrelaçados (que ainda recordam algumas pilastras dos templos pré-românicos). Os arcos, no entanto, são já de volta perfeita, afastando-se do universo estético moçárabe. A utilização alargada da figuração zoomórfica coloca estas Tábuas de Concordâncias na esfera do Proto - Românico ou, a confiar nas cronologias mais tardias propostas por alguns autores, já mesmo dentro do Românico."

Tradição documental

Tipo técnica de registo

Condições de acesso

Comunicável

Aspeto físico

Cota atual

8-1-2-7

Cota antiga

Nº 413

Idioma e escrita

Escrita

Notas de publicação

Referência bibliográficaMIL ANOS A CONSTRUIR PORTUGALMil anos a construir Portugal / coord. Isabel Maria Fernandes . - Guimarães : Câmara Municipal : Instituto Português de Museus. Museu de Alberto Sampaio, 2000 . - 113 p. : il. ; 22 cm.ISBN 972-8050-14-3. ISBN 972-776-058-9
Referência bibliográficaPORTUGAL. BIBLIOTECA NACIONAL . Biblioteca NacionalA iluminura em Portugal : identidades e influências : resumos das comunicações / Biblioteca Nacional . - Lisboa : Biblioteca Nacional, 1999 . - 391, [1] p. : il. ; 30 cm. ISBN 972-565-266-5
Referência bibliográficaINVENTÁRIO DOS CÓDICES ILUMINADOS ATÉ 1500, 2Inventário dos Códices Iluminados até 1500, 2 : Distritos de Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Coimbra, Évora, Leiria, Portalegre, Porto, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu : Apêndice - Distrito de Viseu . - Lisboa : Biblioteca Nacional, 1994-2001 . - 280 p.. - (Bibliotecas)ISBN 972-565-309-2