Plano de classificação

Teixeira Caçoila

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Teixeira Caçoila

Detalhes do registo

Nível de descrição

Série   Série

Código de referência

PT/AMAP/COL/PD/001

Tipo de título

Atribuído

Título

Teixeira Caçoila

Datas de produção

1988  a  1988 

Dimensão e suporte

27 aguarelas (250 x 340 mm); papel

História administrativa/biográfica/familiar

José Maria Mendes Ribeiro Teixeira (1947-1989), pintor “naif”, conhecido por “Teixeira Caçoila”, tinha como objeto principal das suas obras a cidade de Guimarães. Executou, entre outros temas, uma coleção de quadros alusivos aos moinhos do rio Selho. Foi obreiro dedicado da “Marcha Gualteriana”, de que viria a ser Presidente da sua Associação Recreativa, tendo granjeado enorme popularidade após ter executado vários cartazes alusivos às festas da cidade de Guimarães, as Gualterianas.

História custodial e arquivística

As aguarelas da autoria de Texeira Caçoila foram transferidas para o Arquivo em 31/05/2011, através da Guia de Transferência 6/2011 da Divisão de Acção Social da Câmara Municipal de Guimarães.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Transferência.

Âmbito e conteúdo

Contém imagens dos Moinhos do rio Selho.

Tradição documental

Tipo técnica de registo

Condições de acesso

Acessível através de cópia digital

Condições de reprodução

1. Todos os documentos estão protegidos por direitos de autor.2. Sem prejuízo das exceções permitidas por lei, a reprodução, alteração, distribuição, comercialização ou difusão da totalidade, ou de parte, dos documentos é expressamente proibida, salvo o consentimento prévio por escrito do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta.3. Quando obtida tal autorização, e no uso das faculdades por ela concedidas, o Utilizador reconhece a eventualidade de existência de direitos de imagem por parte de pessoas retratadas ou referenciadas nos documentos, bem como direitos de autor, ou outros, eventualmente existentes sobre obras nelas reproduzidas, sendo o exclusivo responsável por qualquer litígio que venha a surgir em consequência da utilização que fizer desses documentos. 4. Arquivo Municipal Alfredo Pimenta não se responsabiliza por quaisquer danos resultantes da utilização não autorizada dos conteúdos da presente coleção.

Aspeto físico