Carta de Alfredo Guimarães para Alfredo Pimenta
Nível de descrição
Documento composto
Código de referência
PT/AMAP/FAM/AALP/01-02-02/001-2877/10-29-17-6-98
Tipo de título
Atribuído
Título
Carta de Alfredo Guimarães para Alfredo Pimenta
Datas de produção
1940
a
1940
Dimensão e suporte
3 f. (28 x 22 cm); papel
Âmbito e conteúdo
A conferência de Alfredo Pimenta nas Festas do Centenário; as cartas de Emília A. de Sousa Ferreira, da Presidência do Conselho - Gabinete do Ministro, a informar que devolve a carta que acompanhava a que Alfredo Pimenta dirigiu ao presidente do Conselho, e de [Rodrigo Pimenta] sobre publicação de artigos.
Indexação onomástica
-
Arquivo Municipal Alfredo Pimenta. Fl. 1931-, instituição pública
-
Guimarães, Alfredo. 1882-1958, diretor do Museu de Alberto Sampaio
-
Pimenta, Alfredo Augusto Lopes. 1882-1950, historiador, poeta e escritor
-
Pimenta, Rodrigo. 1885-1959, bibliotecário e arquivista
-
Salazar, António de Oliveira. 1889-1970, professor universitário e político
Assinaturas
Alfredo Guimarães
Condições de acesso
Comunicável
Condições de reprodução
A reprodução deverá ser solicitada por escrito através de requerimento dirigido ao responsável da instituição
Cota atual
10-29-17-6-98
Notas de publicação
Referência bibliográficaPIMENTA, Maria Tereza (2005) - Cartas Inéditas de Alfredo Guimarães a Alfredo Pimenta durante os anos 30 e 40 do século XX. "Gil Vicente: Revista de Cultura e Actualidade". Guimarães: Cidade Berço. IV série n.º5 (2004-2005), pp. 56-57
Transcrição
Meu querido Amigo: Sábado, ao começo da tarde - e depois de ter enviado a seu "Irmão" a carta que recebeu, relativa á resposta do presidente municipal ao que lhe havia escrito sobre o assunto da sua Conferencia - encontrei, ao meio das Trinas, o sr. capitão Magalhães Couto. Ali mesmo, e apesar de chover do inferno, se tratou, domesticamente, do caso da Sua vinda a Guimarães. em diligencia de caracter municipal e patriotico. Tudo ficou nos pontos de vista anteriores, seja num mais que pronunciado receio do sr. capitão por si - é assim - e pela Comissão Central. Para dar a noção exacta daquele "por si", tenho de rir ás bandeiras despregadas, e concluir que esta gente lhe tem um mêdo dos diabos. - São estupidos! dirá. Eu não contesto coisa nenhuma a este respeito, e limito-me a dizer as coisas com ponderação e absoluto escrupulo. A este respeito do Centenario o sr. capitão limita-se, pelo que sei da sua mentalidade, e pelo que antevi acerca dos seus receios, a receber, crua e simplesmente, ordens dos seus 'patrões". E como a sua Conferencia não está, por enquanto, na indicação dos trabalhos a realizar, o sr. capitão puxou os burros, na defensiva. E sendo assim não se pode continuar a viagem, com relação a este particular. Creio eu que se o Director do Arquivo Municipal de Guimarães se entender com o presidente da Comissão Executiva das Festas do Centenario para o efeito desta diligencia, tem imediatamente guias gratuitas para a viagem, os elogios devidos, assim como terá aqui, pela iniciativa particular, teatro e luz às ordens. E o caso, então passa a não ser da Câmara, mas da exclusiva iniciativa do Arquivo Municipal de Guimarães, aliás dentro do espírito da sua missão Abraços AlfºGuimães.