Toggle navigation
Welcome
|
Search
|
Authorities
Indexes
|
Services
|
Login
|
Help
Classification scheme
ECL/CSBCM
Casa do Senhor do Bonfim da Congregação da Missão
1564-08-08/1968-04-07
001
Escrituras de prazos, compra e venda, autos de vedorias
1564-08-08/1968-04-07
002
Escrituras de compra e venda de censos reais
1722-04-08/1807-10-04
003
Autos de vedorias e auto de tombo
1677-01-09/1803-01-30
Casa do Senhor do Bonfim da Congregação da Missão
Available actions
Reader available actions
Available services
Export record
Search within this record
Search within this fonds/collections
Add to my list
Share
Casa do Senhor do Bonfim da Congregação da Missão
Description details
Description level
Fonds
Reference code
PT/AMAP/ECL/CSBCM
Title type
Atribuído
Production dates
1564-08-08
to
1968-04-07
Dimension and support
2 cx.; (21 mç.; 0,39 ml).
Holding entity
Arquivo Municipal Alfredo Pimenta
Producer
Casa do Senhor do Bonfim da Congregação da Missão
Biography or history
A Casa do Senhor do Bonfim da Congregação da Missão, situa-se na freguesia de São Martinho de Fareja, atualmente concelho de Fafe. O seu fundador foi o padre José Simões, que por escritura de 3 de Maio de 1752 doou todos os seus bens aos religiosos da missão. Nesse mesmo mês os lazaristas, hoje conhecidos por vicentinos, já estavam lá instalados. O alvará régio foi concedido em Maio de 1752, e em Novembro de 1783 os padres da casa da missão, obtiveram, por bula papal, todos os títulos e direitos
Geographic name
Fafe (Município, Braga, Portugal)
Legal status
Organismo Privado
Custodial history
Este arquivo foi incorporado aquando da criação do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, de acordo com o decreto de lei. Nº.19.952 de 30 Julho de 1931.
Scope and content
Constituído por escrituras de prazos, compra e venda, vedorias e tombos.
Documental tradition
Original
Technique type
Manuscrito
Arrangement
Organização orgânica e funcional.
Access restrictions
A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro).
Conditions governing use
A reprodução deverá ser solicitada por escrito, através de requerimento dirigido ao responsável da instituição. O seu deferimento encontra-se sujeito a restrições, atendendo ao estado de conservação e o fim a que se destina.
Language of the material
Writting
Other finding aid
Catálogo, formato papel, disponível na sala de leitura do AMAP.
Notes
Nota ao campo 3.4 - Organização e Ordenação :A descrição da informação do arquivo, já desativado, da Casa do Senhor do Bonfim da Congregação da Missão, foi efetuada, o mais pormenorizadamente possível, quer ao nível do documento simples, quer do documento composto. À medida que se descrevia e analisava a documentação, detetou-se que esta tinha uma ordenação numérica, atribuída pela entidade (C.S.B.C.M.) que a produziu /recebeu. Desta forma e, respeitando sempre a organicidade do arquivo, constatou-se que estávamos perante três séries documentais, reflexo de uma ordenação numérica, que evidenciava o sistema de arquivamento da instituição. Tentou-se perceber qual a relação que existia entre documentos que constituíam as diferentes séries documentais.
Após o estudo, in loco, da documentação chegou-se à conclusão que nas séries "escrituras de prazos/compra e venda/autos de vedorias" e "escrituras de compra/venda de sensos reais", a ordenação numérica atribuída, atendia ao assunto em causa, sendo, notório que na série "escrituras de prazos/compra e venda/autos de vedorias", houve intenção por parte dos padres da C.S.B.C.M. de tomarem conhecimento sobre a sucessão de arrendamento ou venda de um casal, especificamente, do casal de S. Tiago. A série "Declarações de reconhecimento/ autos de vedorias/ auto de Tombo" é constituída por documentos de várias tipologias, mas foram-lhes atribuídas também, uma ordenação numérica sequencial, pelo simples facto de todos os documentos desta série referirem-se a um género de levantamento e reconhecimento de todos os bens, direitos e propriedades que pertenciam à igreja de S. Tiago e foram transferidos para a C.S.B.C.M..