Juiz Eleito da Freguesia de São Salvador de Gandarela

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Juiz Eleito da Freguesia de São Salvador de Gandarela

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AMAP/JUD/JEGMR17

Tipo de título

Atribuído

Título

Juiz Eleito da Freguesia de São Salvador de Gandarela

Datas de produção

1863-07-31  a  1863-11-17 

Dimensão e suporte

1 cad.; papel

Entidade detentora

Arquivo Municipal Alfredo Pimenta

História administrativa/biográfica/familiar

Aos juízes eleitos, de acordo com a Constituição de 1822 que determinou a nova reforma judiciária, competia-lhes o julgamento das pequenas causas. Estes magistrados eram eleitos pelos cidadãos diretamente, no mesmo tempo, e forma por que se elegem os Vereadores das Câmaras.Pelo decreto de 21 de Maio de 1841, Novíssima Reforma Judiciária, passaram a ser nomeados pelo povo, pelo período de dois anos, exercendo jurisdição na sua freguesia. Competia-lhes julgar sobre os danos causados por pessoas ou gados pertencentes aos moradores da freguesia; sobre coimas e transgressões de posturas da Câmara Municipal; manter a ordem na freguesia evitando rixas ou motins; prender as pessoas em flagrante delito e encaminhá-las para o respetivo juiz; satisfazer a todas as requisições feitas por juízes ou autoridades competentes, ou pelos agentes do Ministério Público. O cargo de juiz eleito viria a ser extinto em 15 de Abril de 1874, por carta de lei que sancionou o Decreto das Cortes Gerais de 26 de Março do mesmo ano.

Localidade

Guimarães

Estatuto legal

Público

História custodial e arquivística

Documentação proveniente do Tribunal Judicial de Guimarães incorporada em 1996.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Incorporação

Âmbito e conteúdo

Constituído por um caderno de autos de denuncia.

Tradição documental

Tipo técnica de registo

Ingressos adicionais

Não se prevê o ingresso adicional de documentos.

Sistema de organização

Atendendo que só existe um caderno, não achamos necessário proceder à sua organização intelectual.

Condições de acesso

Comunicável, salvo os originais em mau estado de conservação.

Condições de reprodução

A reprodução deverá ser solicitada por escrito, através de requerimento dirigido ao responsável da instituição.

Idioma e escrita

Escrita

Instrumentos de pesquisa

Verbetes. ARQUIVO MUNICIPAL ALFREDO PIMENTA [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. GUIMARÃES: AMAP, 2015. Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta. Em atualização permanente.

Unidades de descrição relacionadas

Relação sucessora: Portugal, Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Tribunal Judicial da Comarca de Guimarães PTAMAP/JUD/TJCGMR.Relação paralela: Portugal, Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Juiz Eleito da Freguesia de São Sebastião PTAMAP/JUD/JEGMR63; Portugal, Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Juiz Eleito da Freguesia de São Salvador de Gandarela PTAMAP/JUD/JEGMR17; Portugal, Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Juiz Eleito da Freguesia de São Miguel de Creixomil PTAMAP/JUD/JEGMR13; Portugal, Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Juiz Eleito da Freguesia de São Romão de Mesão Frio PTAMAP/JUD/JEGMR30, Portugal, Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Juiz Eleito da Freguesia de São Romão de Mesão Frio PTAMAP/JUD/JEGMR38, Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Juiz Eleito da Freguesia de Santa Cristina de Longos PTAMAP/JUD/JEGMR27; Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Juiz Eleito da Freguesia de Santa Maria de Corvite PTAMAP/JUD/JEGMR74; Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Juiz Eleito da Freguesia de São Miguel das Caldas de Vizela PTAMAP/JUD/JEGMR59 e Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Juiz Eleito da Freguesia de Santa Maria de Atães PTAMAP/JUD/JEGMR03.